Esse espaço objetiva a propagação de informações referentes às atividades realizadas pelo C.A, visando a democratização de informações e maior integração entre os estudantes de química (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Precisamos nos organizar para podermos atuar no cenário acadêmico e social, levando nossa contribuição e adquirindo novos conhecimentos essenciais para a nossa constituição enquanto cidadãos. Estudantes de química uni-vos!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
RECICLAR, RECICLAR... VAMOS LÁ!
Este é um trabalho que podemos realizar em nosso curso através de um projeto de extensão. Por meio dele poder-se-á gerar vários benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o curso. Dentre eles a criação de novas bolsas de extensão para os estudantes, e a aquisição de recursos financeiros visando futuros investimentos na implementação de novos projetos.
Nós, estudantes, podemos e devemos contribuir para promover melhorias em nosso curso, em nossa universidade, na sociedade em que estamos inseridos. Para isso devemos nos unir, nos organizar e botar a imaginação pra funcionar. Estamos muito passivos (quase mortos), temos que ser mais atuantes. O método de educação que nos é imposto desde a infância e ainda na universidade faz a gente utilizar a mente mais para decorar conhecimentos, com isso a nossa criatividade fica adormecida.
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo." Albert Einstein
As instituições educacionais estão a nos instruir e não a nos educar. Essa instrução é direcionada a um fim. Quem escolhe esse fim? Os dirigentes políticos? E eles trabalham para quem? Quem financia as campanhas políticas e a troco de que?
Precisamos nos educar para sermos pessoas melhores: mais felizes, mais humanas, mais amáveis. Ninguém pode nos educar além de nós mesmos, só existe auto-educação. A auto-educação é adquirida através do autoconhecimento e nos torna auto-realizados. A gente se educa buscando dentro de nós mesmos as respostas que precisamos para agir com retidão: livre de apego, vaidade, cobiça, inveja, orgulho. Para isso precisamos nos afastar das ilusões da mente e dos sentidos e deixar que a natureza nos conduza com sua sabedoria.
“O reino dos céus está dentro de vós” Jesus Cristo
A sabedoria está dentro de nós. E existem muitos sinais que nos apontam sua direção. Muitos foram os homens sábios que existiram em épocas e lugares diferentes. Suas vidas e ensinamentos podem nos ajudar a encontrar o caminho da verdade e da sabedoria, mas somos nós quem o devemos trilhá-lo. Esse é o sentido da vida e cada um o descobre em seu momento, todos um dia o encontram e daí param de andar em círculos, com “tíbios passos... algemas nos braço – N’alma lagrimas e fel...”
A cultura é muito importante, ela transmite muitos valores e exerce grande influência no modo de pensar e agir das pessoas. Infelizmente ela não tem sido valorizada na sociedade atual e em nossa universidade essa realidade não é diferente. Precisamos discutir sobre essa e outras questões de extrema importância e que se encontram ocultadas sob as ilusões criadas intencionalmente por um sistema que nos oprime, nos limita, nos torna autômatos e infelizes.
Conto com o apoio de vocês para darmos andamento a essa empreitada.
VAMOS LÁ!
terça-feira, 4 de agosto de 2009
MUNDOS INVISÍVEIS
Um pouco de História da Química para quem pretende se tornar mais íntimo dessa linda ciência. Esse documentário foi exibido no programa Fantástico da Rede Globo, mas é um bom documentário. O texto é de Marcelo Gleiser e Frederico Neves.
Marcelo Gleiser, físico formado pala PUC-RJ, doutor pela Universidade de Londres e autor de vários livros de divulgação científica, é professor titular de Física e Astronomia no Dartmouth College, New Hampshire, nos Estados Unidos.
Frederico Neves, doutorado, Mestrado e Graduação, graus Psicólogo e Bacharel, pelo Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.
Marcelo Gleiser, físico formado pala PUC-RJ, doutor pela Universidade de Londres e autor de vários livros de divulgação científica, é professor titular de Física e Astronomia no Dartmouth College, New Hampshire, nos Estados Unidos.
Frederico Neves, doutorado, Mestrado e Graduação, graus Psicólogo e Bacharel, pelo Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.
Assinar:
Postagens (Atom)