quinta-feira, 6 de agosto de 2009

RECICLAR, RECICLAR... VAMOS LÁ!




Este é um trabalho que podemos realizar em nosso curso através de um projeto de extensão. Por meio dele poder-se-á gerar vários benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o curso. Dentre eles a criação de novas bolsas de extensão para os estudantes, e a aquisição de recursos financeiros visando futuros investimentos na implementação de novos projetos.

Nós, estudantes, podemos e devemos contribuir para promover melhorias em nosso curso, em nossa universidade, na sociedade em que estamos inseridos. Para isso devemos nos unir, nos organizar e botar a imaginação pra funcionar. Estamos muito passivos (quase mortos), temos que ser mais atuantes. O método de educação que nos é imposto desde a infância e ainda na universidade faz a gente utilizar a mente mais para decorar conhecimentos, com isso a nossa criatividade fica adormecida.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo." Albert Einstein

As instituições educacionais estão a nos instruir e não a nos educar. Essa instrução é direcionada a um fim. Quem escolhe esse fim? Os dirigentes políticos? E eles trabalham para quem? Quem financia as campanhas políticas e a troco de que?

Precisamos nos educar para sermos pessoas melhores: mais felizes, mais humanas, mais amáveis. Ninguém pode nos educar além de nós mesmos, só existe auto-educação. A auto-educação é adquirida através do autoconhecimento e nos torna auto-realizados. A gente se educa buscando dentro de nós mesmos as respostas que precisamos para agir com retidão: livre de apego, vaidade, cobiça, inveja, orgulho. Para isso precisamos nos afastar das ilusões da mente e dos sentidos e deixar que a natureza nos conduza com sua sabedoria.

“O reino dos céus está dentro de vós” Jesus Cristo

A sabedoria está dentro de nós. E existem muitos sinais que nos apontam sua direção. Muitos foram os homens sábios que existiram em épocas e lugares diferentes. Suas vidas e ensinamentos podem nos ajudar a encontrar o caminho da verdade e da sabedoria, mas somos nós quem o devemos trilhá-lo. Esse é o sentido da vida e cada um o descobre em seu momento, todos um dia o encontram e daí param de andar em círculos, com “tíbios passos... algemas nos braço – N’alma lagrimas e fel...”

A cultura é muito importante, ela transmite muitos valores e exerce grande influência no modo de pensar e agir das pessoas. Infelizmente ela não tem sido valorizada na sociedade atual e em nossa universidade essa realidade não é diferente. Precisamos discutir sobre essa e outras questões de extrema importância e que se encontram ocultadas sob as ilusões criadas intencionalmente por um sistema que nos oprime, nos limita, nos torna autômatos e infelizes.

Conto com o apoio de vocês para darmos andamento a essa empreitada.

VAMOS LÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário